7 de fev. de 2011

Porque meu dominio da lingua inglesa não melhora?


Gostaria que fosse pensada a situação representada na charge e logo após a leitura do texto que se segue, uma resposta as perguntas seguintes de forma mais sincera possivel.
Why are you studying English?
Por que você está estudando inglês?
Michael A. Jacobs

Já virou “papo maçante” essa história de que o inglês é fundamental. Contudo, essa é de fato a realidade que nos cerca há muito tempo, e que se acentua cada vez mais devido à globalização. Até para paquerar via internet ter o mínimo de familiaridade com o idioma é necessário.

O estudante deve encarar o aprendizado de idiomas como um dos pilares de sua formação, visando seu melhor desempenho profissional e pessoal. Não dá para levar as aulas de inglês como uma atividade secundária; elas devem ser prioridades para quem quer se dar bem, seja qual for a carreira a seguir.

[...] Dei aulas para vários executivos de uma multinacional, ainda pequena aqui no Brasil, durante um bom tempo. Alguns alunos eram muito aplicados, outros nem tanto. (Será coincidência o fato de que os mais esforçados progrediram e os demais estacionaram? Claro que não.).

[...] Sei que não é fácil arranjar tempo para estudar. Porém, se o aluno não colocar isso como uma prioridade em sua vida, nada acontece. Quando alguém me diz não ter tempo para estudar, retruco: não é que falta tempo, o que falta é prioridade.

[...] Sem inglês, o profissional brasileiro encontra maiores dificuldades para crescer na carreira. Os que o dominam, ao contrário, podem progredir. Veja bem, “podem”. Não é uma garantia, porque o Inglês, por si só, não vai suprir a formação básica e fundamental que todo o indivíduo precisa ter em outras áreas de conhecimento. Resumindo: sem inglês é difícil progredir em qualquer campo, com inglês torna-se mais fácil, porém é fundamental ter e desenvolver outros talentos.

Fonte: “Como não aprender inglês – erros comuns do aluno brasileiro, volume II”, de Michael A. Jacobs http://www.submarino.com.br/produto/1/96086/?franq=134562. Fonte da imagem de fundo da charge: salvador-tur

***
Após refletir sobre o texto de Michael Jacobs, deixe sua opinião:

1. Além das aulas de inglês no colégio, o que mais você está fazendo em relação ao aprendizado da língua inglesa?

2. “Quando alguém me diz não ter tempo para estudar, retruco: não é que falta tempo, o que falta é prioridade”. Comente esta afirmação do autor.

3. Como você avalia até aqui o seu aprendizado em inglês?
Digite suas respostas clicando em "comentário" logo abaixo.

7 comentários:

  1. 1. Eu jogo jogos em inglês para poder ter uma certa dificuldade no entendimento e assim procurar saber o significado das palavras para saber o que precisarei fazer, utilizo o dicionário para aumentar um pouco meu vocabulário e algumas coisas a mais...

    2. As vezes alguns alunos não procuram colocar os estudos em 1º lugar achando que tem coisas mais importante e assim ficam parados no inglês e acabam sem entender coisas que será muito importante para o futuro deles.

    3. Eu costumo aprender as coisas muito rápido por falta de paciência de esperar até que eu aprenda então sempre procuro saber do assunto antes de dar-los em sala de aula, assim facilitando o meu entendimento quando a professora estiver falando sobre o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. 1. Eu procuro me enterecar atravez do dicionario de Ingles e Portugues pois aprendo palavras e significados.

    2. Posso dizer que esta correto largam os estudos de lado e nao se preucupam no futuro pois um dia dependiremos disso para trabalhar, em uma seleção, em uma agencia e e.t.c.

    3. Não posso dizer muita coisa pois não sou muito chegado a engles, masi deu pra apreder um basico.

    ResponderExcluir
  3. 1.ouço músicas em inglês,e quando vejo alguma palavra em inglês que eu não saiba traduzo e fica melhor de se compreender.

    2.que o que aprendemos na escola,obviamente iremos ultilizar de qualquel forma e em qualquer situação,principalmente o inglês que é uma das linguas mais faladas em todo mundo

    3.tento aprender as coisas mais rapido,principalmente se eu gostar,que é o meu caso,amo inglês,em aprender não vejo nenhuma dificuldade.

    ResponderExcluir
  4. Centro Educaional Império do Saber
    Igor de Almeida - 8º ano b

    1)Eu uso uma das principais fontes de apredizagem na atualidade que é a internet procuro me manter por dentro dos assuntos e tambem leio varios livros para melhor entendimento dos assuntos

    2)Asiim como o autor do texto eu também não concordo com essa "coisa" de não ter tempo para estudar e sim acho que os alunos são um pouco interferidos pela alta tecnologia e colocando seus estudos em 2º ou 3º lugar

    3) O meu aprendizado em inglês é razoável,mais procuro mim esforçar bastante na matéria para fazer boas avaliações seguidas de boas notas no final da unidade

    ResponderExcluir
  5. 1- Ouço musicas , e depois vou no tradutor para saber oque elas seguinificão

    2- Ele está certo , porque algumas pessoas tem preguiça de estudar , e acham que não vão ser prejudicados no futuro .

    3- Não sou muito boa nessa materia , mas como disse eu procuro saber oque significa pra depois ficar bem informada .

    ResponderExcluir
  6. Mirella Capistrano, 8º ano B

    1- Escuto músicas em inglês, traduzo o máximo que posso, assisto filmes legendados e a pouco tempo fazia curso de inglês.

    2- Sabendo ser responsável com os estudos, pode sim separar metade do seu tempo para os estudos. Pois, nos traz grandes benefícios.

    3- Eu gosto da matéria, procuro me esforçar o bastante para que eu possa ter um grande resultado no futuro profissional.

    ResponderExcluir
  7. 1- ouço musicas,procuro aprender novas palavras,tentar ler textos ingles

    2-o tempo esta ai para todos desfrutre como bem achar e esse tempo passa não nos espera,então devemos fazer o que é orioridade como estudar pois isso garante nosso futuro

    3-gosto muito de ingles tenho um pouco de difilcudade mas me esforço bastante para mehora !

    ResponderExcluir

Oddcast TTS Translator 2